Serviço de Diretório – Active Directory

Um serviço de diretório é um repositório de informações, que armazena e organiza objetos de rede, ou seja, recursos. Também é um serviço que permite que a informação seja utilizada; ele gerencia o acesso de usuários e sistemas aos recursos.

O Active Directory Domain Services – AD DS – é um serviço de diretório que oferece: gerenciamento e autenticação de contas de usuários; gerenciamento de contas de computador (sim, para o AD, computador é considerado como usuário – tem conta, tem senha); acesso a recursos de rede; serviços de domínio.

Domínios são componentes lógicos do serviço de diretório que agrupam e gerenciam objetos do Active Directory. Um domínio tem escopo administrativo; escopo de autenticação e autorização; e escopo de replicação.

No AD DS, uma floresta é um conjunto de uma ou mais árvores; uma árvore representa uma hierarquia no serviço de diretório, com relacionamento de confiança, nome contíguo e podendo ter domínios filhos.

Um controlador de domínio – Domain Controller – é um servidor que mantém uma cópia da base de dados do serviço de diretórios, efetua a autenticação de usuários, provê acesso administrativo a objetos do Active Directory, e tem mecanismos para capacitar a replicação das atualizações para outros controladores de domínio.

Sobre jefersonba
MCTS Windows 7 Configuration MCITP Enterprise Desktop Support Technician 7 MCITP Enterprise Desktop Administrator 7 MCTS Windows Server 2008 Active Directory, Configuration

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: