Tipos de Zonas DNS

No sistema de nome de domínio (DNS), um namespace DNS pode ser dividido em zonas. As zonas armazenam informações de nome sobre um ou mais domínios DNS. Para cada nome de domínio DNS incluído em uma zona, a zona se tornará a fonte autoritativa de informações sobre esse domínio.

Além da divisão do seu namespace DNS (sistema de nome de domínio) em domínios, também é possível dividi-lo em zonas que armazenam informações de nome sobre um ou mais domínios DNS. Uma zona é uma fonte autoritativa de informações sobre cada nome de domínio DNS incluído na zona.

A tela Zone Type (tipo de zona) apresenta 4 tipos de zona:
Tipos de Zonas DNS

Zona primária
Quando a zona que este servidor DNS hospeda é uma zona primária, o servidor DNS é a fonte primária de informações sobre esta zona e ele armazena a cópia mestra dos dados da zona em um arquivo local ou no AD DS. Quando a zona é armazenada em um arquivo, por padrão o arquivo da zona primária é denominado nome_da_zona.dns e está localizado na pasta %windir%\System32\Dns do servidor.

Zona secundária
Quando a zona que este servidor DNS hospeda é uma zona secundária, este servidor DNS é a fonte secundária de informações sobre esta zona. A zona neste servidor precisa ser obtida de outro computador servidor DNS remoto que também hospede a zona. Este servidor DNS precisa ter acesso à rede do servidor DNS remoto que fornece a este servidor informações atualizadas sobre a zona. Como a zona secundária é simplesmente uma cópia da zona primária que está hospedada em outro servidor, ela não pode ser armazenada no AD DS.

Zona de stub
Quando a zona que este servidor DNS hospeda é uma zona de stub, este servidor DNS é a fonte somente de informações sobre os servidores de nomes autoritativos desta zona. A zona neste servidor precisa ser obtida de outro servidor DNS que hospede a zona. Este servidor DNS precisa ter acesso à rede do servidor DNS remoto para copiar as informações de servidor de nomes autoritativos sobre a zona.

Zona Integrada ao Active Directory
Se o servidor DNS também for um controlador de domínio dos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS), zonas primárias e zonas de stub poderão ser armazenadas no AD DS, ou seja, podemos integrar a zona, assim os dados poderão ser replicados pelo dominio (se configurado).

Referência: Technet.Microsoft

Sobre jefersonba
MCTS Windows 7 Configuration MCITP Enterprise Desktop Support Technician 7 MCITP Enterprise Desktop Administrator 7 MCTS Windows Server 2008 Active Directory, Configuration

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: