Windows AIK

O Windows AIK é composto por um conjunto de ferramentas e de documentação que dá suporte à configuração e à implantação de sistemas operacionais Windows (cliente ou servidor), por isso o windows AIK é chamado de Kit de Instalação Automatizada do Windows.

Windows SIM – Windows System Image Manager – (Gerenciador de Imagem de Sistema do Windows) é a ferramenta usada para criar arquivos de resposta para Instalação Autônoma do Windows. O arquivo de resposta pode ser criado usando informações de um arquivo de imagem (install.wim ou nova_imagem.wim) ou de um arquivo de catálogo (.clg) do Windows. A ferramenta “abre” os componentes do sistema operacional, que podem ser adicionados a um passo de configuração apropriado no arquivo de resposta. Além disso, pode-se adicionar pacotes a serem instalados durante a Instalação do Windows.

ImageX – é uma ferramenta de linha de comando que manipula o formato de arquivo de imagem mais recente do Microsoft Windows (.wim). As limitações das imagens com base em setor (que tem na ferramenta Symantec Ghost o exemplo mais claro) levaram a Microsoft a desenvolver o ImageX e o formato de arquivo de imagem do Windows (.wim) que o acompanha. Os arquivos .wim contêm uma ou mais imagens de volume de um sistema operacional Windows; cada volume de imagem representa o volume ou partição capturados de um sistema operacional Windows. O objetivo principal do ImageX é capturar, modificar e aplicar imagens para implantação em um ambiente de TI corporativo ou de produção. Com o ImageX é possível criar uma imagem, modificá-la sem extraí-la e recriá-la; e, finalmente, para implantá-la no seu ambiente, de dentro da mesma ferramenta.

DISM – Deployment Image Servicing and Management (DISM) – é uma ferramenta que incorpora a funcionalidade de outras ferramentas utilizadas anteriormente (pkgmgr, PEImg, e IntlConfg).  DISM fornece métodos mais eficientes e padronizados para a realização das funções dessas ferramentas. DISM aplica atualizações, service packs, drivers e language packs a uma imagem pronta.

Windows PE – Windows Preinstallation Environment (que já está na versão Windows PE 3.0) fornece funcionalidades de sistema operacional (acesso à rede, por exemplo, já que reconhece e instala drivers para muitos adaptadores em modo nativo) para a instalação, correção de problemas e recuperação do Windows. O Windows PE pode iniciar um computador da rede (boot PXE) ou através de mídia removível (CD/DVD, pendrive). O Windows Setup, o Windows Deployment Services, o Microsoft System Center Configuration Manager 2007 R2, e o Microsoft Deployment Toolkit 2010 (MDT 2010) utilizam Windows PE para iniciar os computadores.

USMT – User State Migration Tool – está na versão 4.0; é uma ferramenta de linha de comando (scanstate.exe e loadstate.exe) para migrar configurações e arquivos de usuários de um sistema para outro. Preservar as configurações acelera o processo de retorno ao trabalho pelos usuários após uma reinstalação, nova instalação de sistema ou troca de computador. A versão USMT 4.0 fornece novas funcionalidades, melhorando aspectos como flexibilidade e desempenho, comparados à versão USMT 3.0. Migração do tipo hard-link fornece desempenho em uma reinstalação de sistema; uma migração offline permite capturar (scanstate) o estado (configurações e arquivos) dos usuários a partir do Windows PE, e o localizador de documentos reduz a necessidade de se criar arquivos .XML personalizados quando se quer capturar todos os documentos.

OSCDIMG – é uma ferramenta de linha de comando para criação de um arquivo de imagem (.iso) a partir de uma versão (x86 ou x64) personalizada do Windows PE. O .iso pode ser gravado em mídia CD-ROM/DVD-ROM ou ter seu conteúdo copiado para um dispositivo USB iniciálizável (pendrive).

BCDboot – ferramenta de linha de comando que pode configurar ou reparar rapidamente o ambiente de boot de uma partição de sistema. Copia um pequeno conjunto de arquivos de uma imagem Windows  para configurar o ambiente de inicialização em uma partição de sistema. Também cria uma boot configuration data (BCD) store na partição de sistema, que inclui uma nova entrada de boot para habilitar a inicialização da imagem Windows.

Bootsect – atualiza o master boot code para partições de disco, optando entre BOOTMGR e NTLDR. Com esta ferramenta, é possível restaurar um setor de inicialização. Esta ferramenta substitui as funcionalidades das ferramentas FixFAT e FixNTFS.

Diskpart – é uma ferramenta de linha de comando que pode ser utilizada para gerenciar discos, partições, ou volumes; isso pode ser feito através de scripts ou diretamente por comandos na ferramenta. DiskPart pode, ainda, montar arquivos de máquinas virtuais (.vhd) files – com isso, é possível alterar, atualizar,  um arquivo .vhd.

Drvload – a ferramenta propicia adicionar out-of-box drivers a uma imagem iniciada de Windows PE (para adição offline de drivers a uma imagem Windows PE, a ferramenta correta é DISM). Com Drvload, isso é feito fornecendo-se um ou mais arquivos de driver .inf  como entrada.  Se o driver do arquivo .inf exigir reiniciar, Windows PE ignorará e não irá reiniciar. Por outro lado, se o arquivo de driver .sys exigir reiniciar, não é possível ignorar com Drvload.

Expand – A ferramenta pode ser utilizada para expandir um ou mais arquivos de atualização compactados. Expand.exe suporta a abertura de atualizações para Windows 7 ou de versões anteriores do Windows. Ainda, é possível examinar os arquivos compactados destinados para Windows 7 em versões anteriores do Windows (Windows XP ou Microsoft Windows Server 2003).

Lpksetup – é uma ferramenta de linha de comando utilizada para realizar operações automatizadas ou em modo silencioso sobre pacotes de linguagem. Lpksetup executa somente em versões online do sistema operacional Windows 7.

Powercfg – a ferramenta pode ser utilizada para controle das configurações padrão de energia para modos de hibernação e adormecer. No Windows 7, Powercfg ainda fornece ajuda na solução de problemas de consumo de energia.

Winpeshl – Winpeshl.ini controla se um shell personalizado é carregado no Windows PE ao invés da janela de prompt de comandos padrão.

Wpeinit – Wpeinit é uma ferramenta de linha de comando que inicia o Windows PE a cada boot. Quando Windows PE inicia, Winpeshl.exe executa Startnet.cmd, que inicia Wpeinit.exe. Wpeinit.exe, especificamente, instala dispositivos Plug and Play (PnP), processa as configurações do arquivo Unattend.xml, e carrega recursos de rede. Wpeinit substitui as funções de inicialização anteriormente implementadas com Factory.exe. O log do Wpeinit é gravado em C:\Windows\System32\Wpeinit.log.

Wpeutil – O Windows PE utility (Wpeutil) é uma ferramenta de linha de comando que pode ser utilizada para executar vários comandos em uma sessão Windows PE. Por exemplo, é possível desligar ou reiniciar o Windows PE, habilitar ou desabilitar Windows Firewall, ajustar configurações de linguagem e iniciar uma rede.

Sobre jefersonba
MCTS Windows 7 Configuration MCITP Enterprise Desktop Support Technician 7 MCITP Enterprise Desktop Administrator 7 MCTS Windows Server 2008 Active Directory, Configuration

One Response to Windows AIK

  1. Muito legal seu blog Jeferson, meus parabéns! realizei a 70-680 mês passado e obtive 830 pontos, agora pretendo fazer a 70-640 semana que vem. Você me auxiliou bastante com o conteúdo do seu blog, muito obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: